URI recebe visita de egressa de Enfermagem que atua na Alemanha

2 de maio de 2018

 

O coordenador do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo, professor doutor Francisco Pinto Rodrigues, recebeu na tarde de segunda-feira, 30, a visita da egressa Vanessa Backes, que há um ano trabalho em hospital na Alemanha.

Logo após a graduação em 2016, Vanessa encaminhou currículo para diversos endereços que ofereciam vagas, incluindo o Hospital Sana Klinikun, na cidade alemã de Offenbach, onde havia atuado pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em 2014 e 2015. No final de março de 2017, estava contratada.

Existem dois fatores decisivos para ter conseguido este trabalho, diz Vanessa: “o incentivo e o apoio da coordenação do curso e dos professores, e o Programa Ciência sem Fronteiras. Sem este, eu nem teria buscado aprender o idioma alemão”.

Ao fazer um balanço deste primeiro ano de atividade profissional, a egressa da URI enumera os fatores que a fizeram decidir permanecer na Alemanha por bastante tempo: “a qualidade de vida é realmente muito boa. Vivo tranquilamente com o salário de enfermeira, tem-se muita segurança e há facilidade de custos e de transportes para conhecer toda a Europa. Após cinco anos no mesmo hospital, devo conseguir a cidadania e então, pretendo fazer mestrado e continuar me aperfeiçoando”. Natural de São Paulo das Missões, Vanessa disse que não sente espécie alguma de dificuldade por ser estrangeira. “O hospital fica muito próximo ao aeroporto de Frankfurt, e cerca de metade dos pacientes não são alemães. Dos 23 enfermeiros do grupo, apenas sete são alemães”.