Diretora-Administrativa da URI defende tese de doutorado

20 de abril de 2018

A diretora-administrativa da URI Santo Ângelo, Berenice Rossner Wbatuba, defendeu, nesta sexta-feira (13), sua tese de doutorado. Intitulado “Políticas Públicas de Expansão do Acesso ao Ensino Superior: a Implementação do Prouni e FIES por Instituições Comunitárias de Educação Superior no RS”, o trabalho foi orientado pela professora doutora Claudia Tirelli. Com a defesa, Berenice recebe o título de doutora em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

 

“Agradeço aos meus colegas de URI, principalmente aos meus parceiros de gestão Marcelo e Pacheco, e às secretárias da direção, que me deram suporte durante todo o período de formação”, afirma a diretora. Sua tese analisou como as políticas públicas de expansão do ensino superior brasileiro foram interpretadas e implementadas pelas Instituições Comunitárias de Educação Superior. Conforme relata Berenice, foi uma temática que surgiu da prática observada no cotidiano da Universidade, que possibilitou perceber o papel dos gestores e das estratégias adotadas nos processos de implementação de políticas públicas, bem como suas influências ao longo dos processos. A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores Cláudia Tirelli (orientadora), Silvia Areosa (UNISC), Cidonea Deponti (UNISC), Sérgio Allembrandt (UNIJUI) e Vilmar Antônio Boff (URI).

Além de diretora-administrativa, Berenice também é professora do curso de graduação em Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações. Ela é formada em Administração e Ciências Contábeis pela URI Santo Ângelo e mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela UNIJUÍ.