Acadêmicos de Administração da URI Santo Ângelo ingressam em Mestrados

17 de fevereiro de 2016

A partir de março deste ano, uma nova e importante etapa começa a ser vivida por dois jovens que concluíram graduação em Administração na URI Santo Ângelo, em dezembro de 2015.

Deoclécio Junior Cardoso da Silva e Ronaldo Leão de Miranda, ambos com 21 anos, foram aprovados em programas de Mestrado e estão entusiasmados com o início da vida acadêmica.

Ao comemorar o desempenho dos recém-formados, o coordenador do curso de Administração, Bernardo Both, enaltece a iniciativa e o empenho de ambos e observa que a URI oferece plenas condições para que o estudante construa uma trajetória exitosa, “pois mantemos convênios, desenvolvemos projetos, orientamos para a pesquisa. O objetivo maior de um professor, é ver seus alunos crescerem”.

Deoclécio foi aprovado no processo seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, onde deverá cursar Mestrado em Engenharia da Produção. Na URI Santo Ângelo, o seu interesse em buscar algo além da graduação começou como voluntário do Projeto Inovação Júnior e teve continuidade vivenciando a pesquisa no “Arranjo Produtivo Local”. “Foi aí que descobri o gosto pelo mundo acadêmico. Fui admitido como funcionário da URI e passei a atuar em projetos de pesquisa, com orientação do professor Bernardo Both.”

Além de atuar em projetos, Deoclécio tem artigos publicados na Argentina, em conjunto com a doutoranda Berenice Rossner Wbatuba; publicação no Fórum Internacional de Administração no Rio de Janeiro; cinco artigos no EcoInovar (UFSM), sendo que um dos textos foi premiado entre os 10 melhores do evento, que recebera 263 inscrições; artigo no Congresso Internacional de Gestão e Controladoria da URI. É ainda coautor do livro “Plano de Desenvolvimento do APL”.

“Durante o curso, revela Deoclécio, eu fui muito motivado a seguir a área acadêmica, principalmente pelos professores Berenice Wbatuba, Édio Polacinski, Rafael Fasolo, Nádia Antonello, Bernardo Both e Vilmar Boff, assim como pelo colega Vinícius Martins, já falecido. A graduação é decisiva para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. A vivência na Universidade muda totalmente a nossa vida. Passamos a pensar de maneira diferente e enxergamos muitas coisas que antes não víamos”.

 

APROVADO EM 3 SELEÇÕES

 

Ronaldo inicia em breve o Mestrado em Desenvolvimento Regional, na Fundação Regional Blumenau (SC), onde por ter se classificado entre os melhores, deverá cursar com bolsa da CAPES. Mas ele foi aprovado também em seleções da URI Santo Ângelo e da Unijuí.

Durante o curso na URI, Ronaldo começou a ir além da graduação atuando como bolsista de Iniciação Científica com orientação da professora Berenice Wbatuba. Mais tarde, atuou no Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação e “a partir daí, vi as oportunidades que a Universidade me oferecia para investir na carreira acadêmica. No Nepi, desenvolvi a base que originou meu projeto de mestrado. A proposta é a criação de um planejamento estratégico e de governança para sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios que compõem o Corede Missões”.

Ronaldo tem artigos publicados em eventos e revistas da área, tanto no Brasil como na Argentina, além de participação em fóruns nacionais e internacionais. “Tudo isso somou para eu ser aprovado em três processos seletivos e, devido à classificação, ser contemplado com a bolsa”.

“A Universidade é a base para todo o nosso crescimento. Foi na URI que consegui me projetar. Ela prepara muito bem, tanto para o mercado de trabalho, como para a vida acadêmica, destacando-se o papel fundamental dos professores enquanto incentivadores”, conclui Ronaldo.

ronaldo_deocléciomestrado