24 de outubro de 2013
Os bolsistas do PIBID Ciências, que desenvolvem atividades no Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, durante o 2º semestre, realizaram uma oficina intitulada “O Lixo Eletrônico”. A oficina foi realizada com as turmas de 8ª série e teve como objetivo mostrar aos alunos a composição do lixo eletrônico, as consequências para o meio ambiente dos materiais tóxicos que compõem esse tipo de lixo e como se realiza o descarte adequado.
Materiais como computadores, telefones celulares, baterias em geral, micro-ondas, televisores, entre outros, é uma pequena parte de todo lixo eletrônico presente no dia a dia.
Segundo a coordenadora do PIBID Ciências, professora Briseidy Marchesan Soares, “a manipulação e processamento desses materiais de forma incorreta e desprotegida contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos. Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático, e se queimados, liberam toxinas perigosas”, explica.
Para contribuir com o município de Santo Ângelo, o Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi fez a divulgação e recolhimento do material eletrônico da comunidade local durante o mês de setembro. Todo o lixo recolhido foi entregue oficialmente ao DEMAN para o descarte correto.
A professora acrescenta que além do recolhimento e encaminhamento do lixo eletrônico para o DEMAN, o alunos do PIBID participaram de diversas atividades, como palestras, vídeos explicativos, observação dos lixos eletrônicos e produção textual, visando à construção do conhecimento dos alunos para que esses possam atuar na sociedade como cidadãos.