URI inicia novas turmas de PIBID e Residência Pedagógica

13 de agosto de 2018

 

O auditório do TecnoURI sediou, na noite de sexta-feira, 10, a abertura das atividades dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, desenvolvidos pela URI Santo Ângelo em parceria com as Escolas Estaduais Pedro II, Abílio Lautert e Augusto Nascimento e Silva.

A mesa de trabalhos reuniu o diretor Acadêmico da URI Marcelo Stracke, a representante da 14ª CRE Alice Maicá, diretores das escolas parceiras, orientadores dos Programas – Carlos Augusto Lemos, Cinara Murmann, Eliani Retzlaff, Heloisa Mazo, Viviana da Rosa Deon, Rosangela Ferreira Prestes.

No público, os universitários bolsistas, professores preceptores e orientadores.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o diretor Marcelo Stracke observou que todas as profissões dependem do trabalho do professor, e lamentou a inexistência de políticas públicas que valorizem o profissional. Dirigindo-se aos bolsistas, Marcelo incentivou-os a aproveitarem a oportunidade, dizendo que para bem capacitar os acadêmicos, é importante que estejam inseridos na sala de aula. “O bom profissional certamente encontrará resposta da sociedade no que concerne à sua valorização. E aproveitem o ano eleitoral para cobrar dos candidatos que lhes pedirem votos, que assumam a educação como prioridade real”.

Na sequência, a professora doutora Neusa Maria John Scheid ministrou a palestra “Constituindo-se Professor”, oportunidade em que destacou competências básicas importantes, como conduzir o aluno a construir conhecimento e não apenas transmitir-lhe informações; ter domínio e relação afetiva com o conteúdo; valorizar os saberes curricular, experiencial e das Ciências da Educação; valorizar a tradição pedagógica, que não deve ser desconsiderada em prol do mundo digital/virtual; manter-se atualizado e bem informado; ter reflexão crítica sobre o que vê, ouve e lê e alertar seus alunos para assim procederem; ter a mente aberta à investigação.

OS PROGRAMAS

A URI Santo Ângelo desenvolve os programas Residência Pedagógica e PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência após aprovação de projeto em Edital público Nacional.

O PIBID oferece bolsas aos estudantes de licenciatura com atividades em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração de teoria e prática. Eles são assistidos por professor da escola e por um orientador da URI. No grupo deste ano, há 12 bolsistas de Educação Física e 12 de Pedagogia.

Já o Programa de Residência Pedagógica busca induzir o aperfeiçoamento do estágio supervisionado, promovendo a inserção do universitário em sala de aula a partir da segunda metade de seu curso. O grupo atual é composto por oito bolsistas de Educação Física e 16 do curso de Matemática, dois professores preceptores e três docentes orientadores.