18 de maio de 2018
A URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, completa no sábado (19) 26 anos como Universidade. Foi a partir de 1992, que a então Fundames uniu-se a instituições de ensino superior de Frederico Westphalem, Erechim, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo, constituindo uma Universidade multicampi e comunitária.
Referência educacional na região, o campus de Santo Ângelo conta com cerca de quatro mil estudantes, oriundos de 70 municípios, que têm à disposição 22 opções de ingresso em cursos de graduação, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu – mestrados e doutorado, além da Escola de Educação Básica e Profissionalizante.
Com um corpo docente qualificado – mais de 90% são mestres e doutores – a Universidade mantém convênios internacionais e prioriza em suas ações as áreas de pesquisa e extensão. O campus de Santo Ângelo tem como diretor-geral Gilberto Pacheco, diretor-acadêmico Marcelo Stracke e diretora-administrativa, Berenice Rossner Wbatuba.
A estrutura física do campus mantém 124 laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, uma biblioteca com mais de 144 mil exemplares, dois ginásios de esportes e dois auditórios. Enquanto a reitoria da URI tem sede em Erechim, Santo Ângelo sedia a FuRI – Fundação Regional Integrada, que é a mantenedora da Universidade, instituição constituída por seis unidades: Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
O desenvolvimento regional e a inovação caracterizam-se como foco da Instituição na prática. Nesse sentido, merecem destaque projetos como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Urinova; o Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da região das Missões; o Polo de Modernização Tecnológica das Missões; e o NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo.