Simpósio de Estudos Jurídicos iniciou com debate sobre interrupção da gravidez

21 de maio de 2019

Teve início na manhã de terça-feira, 21, o XXII Simpósio de Estudos Jurídicos, a XIX Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos, e o XIX Encontro de Egressos, promovidos pelo curso de Direito da URI Santo Ângelo.

Um momento cultural com músicas alusivas ao tema a ser debatido antecedeu a manifestação da coordenadora do curso, Charlise Gimenez, observando que “o evento reflete o tripé ensino, pesquisa e extensão que norteia as atividades de uma Universidade. E aqui, estes aspectos não acontecem apenas por questões técnicas, mas nos conduzem a refletir e questionar – por que estamos aqui?  É o amor fraterno que nos faz olhar os colegas de outros semestres, os vizinhos, as pessoas que nem conhecemos. É este amor que nos leva a pensar no outro, para buscar outros caminhos. Desejo que este amor nos mova”.

O tema de abertura do Simpósio, “Aborto legal e acesso estatal”, foi abordado por Alessandra Frizo; Lélia Quadros e Renata Jardim, tendo Rosângela Angelin como coordenadora dos trabalhos.

O evento prosseguiu à tarde com duas Oficina: Passo a passo para o enfrentamento jurídico e psicológico da violência doméstica, a cargo da professora Lizete Dieguez Piber, e Procedimentos extrajudiciais e o acesso à justiça por meio dos cartórios, a cargo de Marcos Ântonio Zamberlan.  Na programação da noite, o tema “Democracia digital, comunicação e participação” conta com palestra de Eduardo José Magrani; tendo André Leonardo Copetti Santos como mediador.

O Simpósio de Estudos Jurídicos prossegue até quinta-feira com a seguinte programação:

22 de maio

8:30 – 11:45 – Repartição de benefícios decorrentes de conhecimentos tradicionais – Voltaire de Freitas Michel; Osmar Veronese – Debatedor; Jacson Roberto Cervi – Mediador;

13:30 – 17:30 – Mostra Regional de Trabalhos –

19:15 – 22:30 – Responsabilidade Social da empresa e tutela dos direitos difusos e coletivos: governança corporativa – Viviane Coelho de Sellos-Knoer; Berenice Beatriz Rossner Wbatuba – Debatedora; Luthianne Perin Ferreira Lunardi – Mediadora;

23 de maio

8:30 – 11:45 – Medição e Sensibilidade: limites e possibilidades da política judiciária nacional no tratamento de conflitos – Charlise Paula Colet Gimenez – Mediadora; Luis Carlos Rosa; João Martins Bertaso – Debatedor;

13:30 – 17:30 – Mostra Regional de Trabalhos –

19:15 – 22:30 – Direito e carreira profissional: desvelando o mistério das carreiras jurídicas de sucesso. – Déborah Evangelista.