11 de junho de 2018
A URI Santo Ângelo realizou, no período de 6 a 9 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com palestras, oficinas e concurso de fotografias, buscando estimular o debate sobre a temática. O evento foi promovido pelo curso de Ciências Biológicas, e teve como tema “A percepção da comunidade missioneira frente aos problemas ambientais”.
De acordo com a coordenadora do curso e do evento, professora mestre Lorete Thomas Flores, “a Semana foi uma grande oportunidade para troca de saberes e experiências. Professores, estudantes de graduação e do 3º ano do Ensino Médio tiveram debates e aprofundaram conhecimentos com ações de profissionais de diferentes áreas da Biologia”.
A programação da Semana teve oficinas de produção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, com o acadêmico de Ciências Biológicos Rodrigo Valdecir dos Santos; minicursos sobre Borboletas, com a acadêmica Bruna Amaral da Costa; minicursos de Crustáceos, com a biológa Aline Vasum Ozga; minicursos sobre o papel do homem no declínio dos anfíbios, com o doutor em Biodiversidade Animal Victor Mendes Lipinski; oficinas sobre Flora Ameaçada de Extinção e Ações de Conservação, com Cleusa Vogel Ely; e a oficina Bioindicadores da qualidade da água do Rio Itaquarinchim , com as acadêmicas de Ciências Biológicas Dienefer Frizzo Junker e Júlia Cornelius. Foi realizada ainda uma oficina de Observação de Aves, com o biólogo e ornitólogo Dante Andres Meller e a bióloga Ataiz Colvero de Siqueira.
As palestras da Semana de Meio Ambiente foram: “Fotografia e observação de aves”, com o fotógrafo Gabriel Brutti; “Desafios para operação da rede de Saneamento de Santo Ângelo”, com o geógrafo Francisco da Silva Medeiros, e Direito Ambiental, com o doutor em Direito Jacson Roberto Cervi.