Santo Ângelo recebeu Oficina de Pré-prognóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do RS

31 de outubro de 2018

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul realizou no mês de outubro, em parceria com o Comitê do Rio Ijuí, a Oficina de Pré-prognóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul.

Participaram do evento, que aconteceu na URI Santo Ângelo, os membros do comitê de bacia, entidades regionais da sociedade civil e representantes do Estado.

A abertura foi feita pela presidente do Comitê da Bacia do Rio Ijuí, Maria Lorete Thomas Flores e a atividade apresentou as primeiras configurações de um zoneamento intermediário e que servirão de base para elaboração de unidades de planejamento, análise integrada de potenciais, elaboração de cenários, definição de zonas e diretrizes para o ZEE.

O ZEE é um dos instrumentos de auxílio ao planejamento e ordenamento territorial, previsto na Política Nacional do Meio Ambiente. Será a maior compilação de dados georreferenciados do Rio Grande do Sul, agregando elementos dos meios biótico, físico, socioeconômico, institucional e legal, reunidos numa base de dados que servirá de suporte à definição de políticas públicas.

A próxima etapa do ZEE acontecerá no mês de dezembro, em Santa Rosa.