Prefeitura de Santo Ângelo firma cooperação para o Programa Cidades Inteligentes e ingressa no TecnoURI Missões como empresa residente

17 de junho de 2021

Governo Municipal e URI celebram parceria para desenvolver projetos de fomento à economia, mobilidade, governança, meio ambiente e qualidade de vida

O Governo de Santo Ângelo deu um passo gigante em direção à implantação do Programa Cidades Inteligentes. O prefeito Jacques Barbosa assinou na tarde desta terça-feira, 15, um termo de cooperação com a Universidade Regional Integrada (URI) por meio do seu Parque Científico e Tecnológico (TecnoURI Missões), para realizar estudos e projetos de pesquisa visando o fortalecimento do ambiente favorável à inovação instalado pela atual gestão.

De acordo com Jacques, o Programa Cidades Inteligentes vem de encontro às prioridades do Governo Municipal de fomentar a economia, mobilidade, governança, meio ambiente e a qualidade de vida do cidadão. “Esta cooperação técnica é um impulso para elevar Santo Ângelo ao patamar de uma cidade mais moderna, mais humana e tecnológica, além de estimular o empreendedorismo, pilares da nossa gestão”.

O ato de assinatura contou com a presença do diretor-geral do Campus URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; da diretora Administrativa da universidade, Berenice Wbatuba; do diretor Acadêmico, Marcelo Strack; do gestor Administrativo do TecnoURI, Rômulo Madrid de Mello; e da coordenadora do Programa Cidade Empreendedora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniele Schneider.

A COOPERAÇÃO

Com parceria firmada, o Governo Municipal instalará “residência” no TecnoURI Missões para a promoção do desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica. Em contrapartida, o Parque Tecnológico promoverá a interação entre os acadêmicos e professores para o aprimoramento de produtos e serviços com base tecnológica.

Na cooperação, o Departamento de Inovação, Smart Cities e Empreendedorismo do Laboratório de Cidades Inteligentes do TecnoURI Missões irá desenvolver estudos, diagnóstico, projetos e soluções tecnológicas e inovadoras para a instalação do Programa Cidades Inteligentes, propondo um conjunto de ações e soluções para a melhoria da qualidade de vida da população e a modernização da gestão pública local.

CRESCIMENTO

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, o Programa Cidades Inteligentes agrupa uma série de projetos tecnológicos que, além de gerar economicidade aos cofres públicos, propicia inovação, empreendedorismo, integração internacional, colabora com a capacitação profissional e resulta em sustentabilidade e desenvolvimento econômico. “É um programa que fomenta o desenvolvimento e a economia, possibilita um salto no crescimento tecnológico de Santo Ângelo, permitindo que pessoas interajam e usem a energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria na qualidade de vida”, concluiu.

O secretário disse que a cooperação com a URI, fortalece a política desenvolvimentista implantada pelo Governo Municipal de investir na modernização da gestão pública e no empreendedorismo.

Texto: Tarso Weber

Foto: Fernando Gomes