Recém graduada em Engenharia Química, Júlia Diel ingressa no Mestrado na UFSM

15 de fevereiro de 2019

Graduada em Engenharia Química pela URI Santo Ângelo dia 2 de fevereiro deste ano, Júlia Cristina Diel foi selecionada para Mestrado na UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Júlia escolheu a linha de pesquisa “Engenharia de processos de separação e valorização de materiais”. Essa linha, explica, “objetiva desenvolver materiais sólidos com características diversificadas para aplicações em diversos ramos da área industrial, bem como a recuperação, aproveitamento e transformação de resíduos para aplicações em diversos processos químicos e tecnológicos”.

Questionada sobre a continuidade dos estudos, a agora mestranda disse acreditar que “nos dias de hoje, ‘só’ a graduação não seja mais o suficiente. É necessário estar em constante evolução e adaptação, sempre se atualizando para atender a demanda do concorrido mercado de trabalho. Como sempre tive gosto pelos livros, o mestrado há muito tempo era uma ideia fixa, embora ainda não definido o momento em que seguiria: logo após a graduação ou depois de certo período. Tive uma vida acadêmica bastante ativa: fiz estágios onde me identifiquei, me inseri no mundo da pesquisa, e tudo me encantou. Se pudesse, faria tudo ao mesmo tempo. Mas quando passei no mestrado em uma universidade federal, não tive dúvidas sobre seguir na vida acadêmica. Agora formada, aguardo ansiosa pelo novo recomeço e me sinto preparada para os novos desafios da vida profissional”.

Além do gosto pelos estudos, Júlia observa que “o ensino da URI e o conceito 5 do curso de Engenharia Química foram imprescindíveis nessa conquista! Tenho gratidão pelos excelentes professores que me acompanharam durante esta trajetória e que forneceram todo o apoio e incentivo na minha descoberta como profissional.

Uma mensagem para quem está iniciando a graduação em Engenharia Química: “sejam ativos na sua vida acadêmica. Façam tudo o que puderem, da melhor forma que puderem, pois toda a experiência é válida e acrescenta na sua carreira profissional. Participem das atividades curriculares e extracurriculares. Façam estágios, façam pesquisa. Conciliar a teoria e a prática é a melhor forma de descobrir sua área de preferência”.