Professora Charlise, mestranda e bolsista participam de cursos em Porto Alegre e Florianópolis

19 de março de 2018

A professora doutora Charlise Paula Colet Gimenez, docente dos cursos de doutorado, mestrado e graduação em Direito da URI Santo Ângelo, e coordenadora da graduação em Direito, desenvolve a pesquisa “Gritos pela alteridade e sensibilidade do Direito”: o estudo da mediação como resposta ecológica ao conflito, a partir de Luis Alberto Warat”.

Em razão de sua pesquisa, dias 9 e 10 de março, Charlise, a mestranda em Direito Gabrielle Scola Dutra e a graduanda e bolsista de iniciação científica Giovana Kruger, participaram do curso de Comunicação Não-Violenta, ministrado por Dominic Barter, em Porto Alegre. O professor Dominic é cientista social e consultor em comunicação não-violenta em práticas restaurativas, desenvolvendo seus estudos sob a orientação de Marshal Rosemberg, autor da obra Comunicação Não-Violenta.

Já nos dias 15 e 16 de março, a professora Charlise e a graduanda em Direito Giovana, participaram em Florianópolis do curso de extensão Mediação e Sensibilidade: uma nova forma de resolução de conflitos. O curso possibilitou o estudo da mediação de conflitos a partir da obra de Luis Alberto Warat, e o entendimento de que o mediador é quem auxilia as partes e trata-se de um terceiro imparcial que nas palavras de Warat, precisa “entender de gente”. O curso  proporcionou a identificação, as habilidades e as técnicas na mediação para facilitar diálogos e conviver com diferenças, contribuindo, desse modo, com as atividades desenvolvidas pela docente no PPGD e na Graduação em Direito da URI, Santo Ângelo.