Laboratórios e equipamentos de ponta fazem a diferença no Curso de Engenharia Civil

22 de maio de 2019

Um laboratório especializado é de fundamental importância para o aluno na complementação de sua formação profissional em um curso superior. Nele, o aluno testa todos os princípios científicos do seu aprendizado. Estudar em uma universidade é também importante, pois esta deve manter, além do Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Pós-Graduação, cumprindo exigências dos órgãos de Educação em nível nacional. Para melhor entender, Institutos, que não são o mesmo que universidades, necessitam cumprir somente com o Ensino.

O curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo procura usar ao máximo seus laboratórios, tanto de cunho científico como tecnológico. Conta com equipamentos de ponta para análise de acontecimentos em sua microestrutura, como Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura (equipamento que pode chegar ao aumento de 1 milhão de vezes o tamanho da amostra), InfraVermelho, Calorímetro Diferencial, Termogravimetria, Infravermelho por FTIR, Analisador de Carbono Total entre outros. Assim, pode observar tais fenômenos e entendê-los em nível macro.

O curso conta com um dos melhores Laboratórios de Materiais de Construção, Construção Civil e Estrutura, muito bem montados para atender pesquisadores, tanto alunos como professores. O reflexo de tudo isto são as publicações, que a universidade e o curso de Engenharia Civil têm conquistado tanto em nível nacional quanto internacional, em Congressos e Revistas de Ciência e Tecnologia altamente respeitadas em nível mundial.

Os Laboratórios estão totalmente disponíveis para pesquisa. Diariamente alunos e professores usam em suas aulas e em pesquisas extra aulas. Tais recursos, que a universidade disponibiliza, traz com certeza uma melhor formação e qualificação profissional, fazendo com que os alunos conquistem sucesso em sua trajetória profissional.