Expressiva participação na Autoavaliação Institucional reforça comprometimento e caráter comunitário da URI

22 de junho de 2021

A URI encerrou na sexta-feira, dia 18, o prazo para que a comunidade acadêmica participasse do processo de Autoavaliação Institucional 2021-1. Essa etapa faz parte de uma autoanálise que a instituição faz sobre si mesma e seus processos dentro dos respectivos cursos.

O trabalho, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), é parte de um ciclo. Em sintonia com o que preconiza o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), alunos e professores avaliam e podem manifestar as suas opiniões sobre a estrutura dos seus cursos, tanto em termos da infraestrutura quanto em relação aos aspectos pedagógicos dos mesmos.

É um instrumento democrático, onde cada um pode atribuir um conceito sobre diferentes aspectos questionados e manifestar livre e respeitosamente suas ideias. Passada esta etapa da coleta das respostas dos questionários, os dados de toda a Universidade são compilados e retornam aos campi, onde são analisados pela equipe gestora dos mesmos.

Esta edição registrou 50,15 % do segmento alunos, um excelente resultado, uma vez que a participação é voluntária. No segmento docentes, mais de 80 % dos professores participaram.

Na opinião da professora Cristiane Kratz, coordenadora da CPA Santo Ângelo e membro da CPA-URI, “o avaliar em todas as suas dimensões faz parte do fazer Universidade. Os dados expressivos de participação mostram o quanto a URI é importante na nossa comunidade e comprometida com o desenvolvimento regional. Fruto do caráter verdadeiramente comunitário que norteia tantos anos de trabalho”.