Estudantes de Engenharia Mecânica participam de visitas técnicas em aterros sanitários

28 de junho de 2018

 

Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica participaram, nos meses de maio e junho, de visitas técnicas em aterros sanitários de Giruá e Minas do Leão. As atividades integraram as ações da disciplina de Engenharia Ambiental Aplicada, no 9º semestre do curso, e foram coordenadas pelo professor doutor Emitério da Rosa Neto.

 

O professor Emitério explica que, durante a visitação nos dois aterros, foi possível realizar a comparação entre porte dos dois aterros. “A quantidade de resíduos recebidas mensalmente em Giruá é a diária em Minas do Leão. Foi muito importante que os alunos pudessem conhecer estes fluxos”, afirma o professor. Para ele, também foi muito importante que os alunos pudessem conhecer mais sobre a responsabilidade social das empresas, os cuidados ambientais, além de alternativas na operação dos aterros, como a geração de energia através da transformação do gás oriundo da decomposição dos resíduos. No caso do aterro de Minas do Leão, é realizado o aproveitamento do biogás gerado para produzir energia suficiente para atender a uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. O aterro é considerado o maior do estado.

Além da visita aos aterros sanitários, os acadêmicos, acompanhados do professor Vilson Envall, realizaram visitas técnicas em fábricas de Bento Gonçalves. Os acadêmicos conheceram a empresa Geremia Redutores, metalúrgica que produz redutores, multiplicadores de velocidade e componentes para transmissão mecânica. Na visita, os estudantes puderam ver a prática de temas como desenho técnico, metrologia, elementos de máquinas, qualidades, aprendizagem industrial, dentre outros.