Engenharias da URI promovem 1º TecnoTalks: caminho para inovação constante em sala de aula

31 de maio de 2019

 

Na quinta-feira, 30, aconteceu o 1º TecnoTalks Engenharias na URI Santo Ângelo, evento que reuniu os professores das Engenharias Civil, Elétrica, Química e Mecânica para compartilhar e debater suas técnicas, metodologias, paradigmas pedagógicos e outros aspectos empregados nos cursos, disciplinas e aulas.

O TecnoTalks teve como facilitadores os professores Filipe Molinar Machado, Isaac dos Santos Nunes e Nelson Knak Neto.

O TecnoTalks Engenharias contou com um time incrível de professores, uma energia mais que vibrante, contagiante, valorizando o aluno como centro primordial de aprendizado e o professor como membro facilitador do conhecimento.

O TecnoTalks constituiu-se em parte de um processo de formação continuada, sendo uma oportunidade para que o docente esteja em um processo permanente de reciclagem e readequação, não só no que tange às necessidades do mundo do trabalho, mas também ao perfil do aluno, que, claro, também vem mudando ao longo dos anos.

O evento iniciou com uma abordagem provocadora: uma folha A4 pendurada no pescoço de cada um com uma apresentação, onde os professores colaram post-its com ideias de o que oferecem e procuram como docente. Esse exercício provocou quebra das zonas de conforto, mobilidade, desinibição e ressignificação de propósito. Nessa linha, usando a dinâmica The ClassYou, por meio do compartilhamento, ensino e aprendizado de forma auto-organizada entre os professores, com o driver de otimização dos resultados obtidos por cada um em sala de aula, foram debatidas metodologias, planejamento, execução, avaliação, feedbacks e/ou os temas decididos como mais oportunos e valorosos para conduzir o aluno ao seu melhor potencial.

No momento seguinte, foram discutidas as ferramentas do Google for Education, principalmente o Google Classroom e suas aplicações e possibilidades de ensino e aprendizagem para os alunos das Engenharias. Google Sala de Aula (Google Classroom) permite criar um ambiente onde o professor possa compartilhar materiais com os alunos, bem como criar e receber tarefas e trocar informações através de e-mail e mensagens instantâneas.

Num terceiro momento, foram discutidas a utilização do Socrative – aplicativo que permite aos professores interagirem com os alunos a partir do smartphone, tablet ou computador. Socrative deve ser visto como um espaço virtual anexo da sala de aula, convidando os alunos a se conectarem a ele a partir de um número de acesso fornecido aos participantes. É possível elaborar roteiros de testes, modo múltiplas perguntas, com a possibilidade de comentá-las diretamente aos alunos mantendo o controle sobre o número de inscritos.

Este evento demonstra a busca incessante da Universidade pela qualificação dos docentes e pela inovação em sala de aula, contando com práticas e abordagens que inspirem os alunos a despertar o seu melhor potencial como futuro profissional.