Despertado e incentivado na Universidade, o espírito empreendedor realmente muda a vida das pessoas. Egressos da URI criaram a empresa Inovatec3D, nascida a partir de demandas internas da Universidade

23 de maio de 2019

 

Tudo começou no início de 2017, a partir de demandas internas. Ao ingressar no Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Nelson Knak Neto desafiou os estagiários Pedro Petry e Everton Grass, hoje engenheiros eletricistas, a produzirem placas de identificação escritas também em braile, a fim de adequar necessidades quanto à acessibilidade no campus.

Com custos reduzidos em 20% do valor de mercado, a partir de então nasceu o projeto que passou a produzir diferentes peças em 3D para a Universidade, utilizando a máquina já existente no curso de Engenharia Elétrica.

No final de 2018, já graduado e com experiência, Everton Grass reuniu-se a Jailton Jabolski , graduado em Engenharia Mecânica (foto) e iniciaram a produção  tanto de peças em 3D, como, ao invés de adquirir, decidiram construir a impressora. Nascia uma nova empresa em Santo Ângelo. Inicialmente atendendo clientela regional, logo conquistaram mercado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Ao detectarem limites na produção das peças, decidiram investir na pesquisa voltada ao desenvolvimento de novas impressoras e no último mês de abril, inauguraram o espaço físico da empresa Inovatec 3D, localizada na Rua 15 de Novembro, 1421, sala 3.

Além de fábrica de máquinas para imprimir em 3D, a empresa mantém loja de insumos e produz placas, protótipos e peças finais, maquetes e outros materiais.

Ao comemorar o êxito empresarial dos egressos da URI, Nelson Knak observa que “nossa função como professor na graduação, além de passar conteúdo técnico, é fomentar ideias e incentivar no estudante universitário o desenvolvimento do espírito empreendedor. Este é um caso de sucesso. A URI conta com diferentes caminhos para despertar e orientar o espírito empreendedor, como a URINOVA, o Projeto Star Top da Escola da URI, e ainda o Parque Tecnológico TecnoURI”.