Dengue, Chikungunya e Zika vírus foi o tema desta quarta-feira na SIPAT da URI

4 de maio de 2016

O terceiro dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na URI reuniu professores e técnico-administrativos para ouvir a explanação de Ubiratan Gross Alencastro, Coordenador da Vigilância em Saúde de Santo Ângelo, que abordou o tema “Dengue, Chikungunya e Zika vírus”.

Ubiratan possui graduação em Agronomia.e foi presidente do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santo Ângelo. Atualmente é fiscal concursado do município, sendo Coordenador da Vigilância Sanitária e Coordenador da Vigilância de Saúde em Santo Ângelo.

O palestrante falou sobre a origem do mosquito Aedes aegipty, que chegou ao Brasil nos navios negreiros vindos da África e com relatórios estatísticos, mostrou a realidade preocupante hoje no Brasil, com quantidades expressivas e crescentes das doenças dengue, chikungunya e zika vírus. A chikungunya tem origem na Coréia e chegou ao Brasil na época da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Já a suposta origem da zika vírus é que tenha aportado no Brasil em 2015, com a equipe proveniente da Polinésia, por ocasião de uma disputa de canoagem.

Com intensa participação do público, que aproveitou para dirimir dúvidas, Ubiratan concluiu sua palestra afirmando que na luta contra o mosquito transmissor das doenças enfocadas, “não podemos pensar de forma individual, mas sim de forma coletiva, pois não resolve mantermos limpo apenas o nosso ambiente; precisamos orientar e estimular o cuidado com o todo.”

A 18ª SIPAT da URI prossegue na quinta e na sexta-feira com as seguintes palestras:

Dia 5 – Palestrante: Professor Fernando Cassel, com o tema: Câncer

Dia 6 – Palestrante: Professor Bernardo Both, com o tema: Qualidade de vida e orçamento familiar.

sipat_palestrante sipat_publico sipat_mimo