Curso de Educação Física proporciona vivência de ginástica para alunos da APADA de Santa Rosa

17 de abril de 2019

 Professores a alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Santa Rosa (APADA), fizeram uma visita às dependências da URI Santo Ângelo na sexta-feira, 12.

Por iniciativa da APADA, a professora Lineia Wailand Rei, egressa do Curso de Educação Física da URI viabilizou esse momento para os alunos, já que estavam trabalhando com ginástica e ritmos.

Na oportunidade o Curso de Educação Física da URI Santo Ângelo realizou atividades de ginástica para os alunos, através do Projeto de Lazer e de Ginástica, coordenado pela professora Cinara Valency Enéas Mürmann com o auxílio dos acadêmicos Augusto Czelgelski de Almeida e João Freitas e da professora Roséli Durand, da Escola da URI.

Participaram das atividades a coordenadora Denise Losekan e quatro professoras que acompanharam as oito crianças da APADA. Na oportunidade, experimentaram movimentos gímnicos de rolamentos, equilíbrio, saltos no mini tramp, assim como movimentos nos aparelhos de ginástica como trave de equilíbrio, cavalo com alça, plintos, banco sueco, bola suíça e bozu. Esse foi o primeiro contato dessas crianças com esta modalidade.

Também foram realizadas atividades de cooperação e socialização com o paraquedas e com o brinquedo “balangandã”, que os alunos levaram para casa

Segundo o acadêmico Augusto, que auxiliou na organização das atividades, essa foi uma atividade importante para a formação inicial de Educação Física, pois aproximou os estudos teóricos com a prática pedagógica.

A professora Cinara destaca que “esse momento foi desafiador, pois os alunos venceram seus medos e conseguiram realizar os movimentos demonstrando que é possível, respeitando a condição de cada um, vivenciar a ginástica. Foi uma tarde de muito aprendizado e trocas com esse grupo de professores e alunos. Eles nos mostram que cada ser humano é único e tem o seu potencial. Agradecemos a APADA pela oportunidade e pela confiança em nosso trabalho”.