Ação extensionista da URI Santo Ângelo forma grupos de Dança Circular Sagrada como terapia

22 de maio de 2019

“Ciranda de Dança Circular Pontos de Luz” é uma ação extensionista da URI Santo Ângelo vinculada à área da saúde e aberta à comunidade acadêmica e aos santo-angelenses em geral.

Sem custos, a ação acontece de maneira permanente, ou seja, não há data para início de atividades ou formação de turmas. A pessoa interessada deve comparecer às segundas-feiras, a partir das 18h, na Sala de Espelhos do Ginásio de Esportes do câmpus e então, integrar-se ao grupo.

O grupo atual (foto) completou um ano de atividades no início deste mês.

Coordenado pelos professores Rodrigo Madalóz e Márcia Betana Cargnin, o projeto tem entre seus objetivos, vivenciar propostas de relaxamento e equilíbrio das funções orgânicas do corpo; integrar a comunidade local e acadêmica; desenvolver o senso estético, de cooperação e socialização; praticar danças de povos antigos e contemporâneas; praticar a dança como forma de prevenção e tratamento de doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida.

A Dança Circular Sagrada é uma prática que resgata a cultura de povos antigos, possibilitando a vivência de aspectos como cultura, lazer, partilha, musicalidade, ritmo, concentração, saúde mental e física, autodisciplina, entre outros.

Os coordenadores do projeto observam que “o estresse interfere na qualidade de vida e no rendimento das pessoas, sendo responsável por comportamento de risco que gera problemas de saúde. A dança circular sagrada pode contribuir com a melhora da motivação, da concentração, do relacionamento interpessoal. Atualmente, a DCS integra um total de 29 terapias no rol de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) que podem ser ofertadas à população pelo SUS”.

Em 2006 foi aprovada a Portaria GM nº 971 que previa a inserção no SUS, de novas modalidades de práticas integrativas: acupuntura, termalismo, social/crenoterapia, homeopatia, plantas medicinais e medicina antroposófica. Em 2017, a Portaria 849 incorporou 14 novas modalidades, dentre elas a Dança Circular Sagrada.