CARCINOMA PENIANO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.240Palavras-chave:
Medicina. Câncer. Pênis. Atenção primária à saúde.Resumo
Introdução: O carcinoma peniano é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. É considerado raro, visto que representa apenas 2% do total dos cânceres que afetam o homem. É mais frequente em indivíduos acima de 50 anos e apresenta como principal causa a má higiene íntima. Este relato aborda as principais características desta patologia e como pode ser realizado seu manejo na atenção primária. Objetivo: Através do relato de caso de carcinoma peniano, discutir o curso clínico da doença, os problemas sociais relacionados e sua importância na atenção primária. Metodologia: O estudo foi construído a partir de uma opção metodológica de natureza qualitativa, com caráter exploratório e estratégia descritiva. Resultados: O carcinoma peniano é uma neoplasia rara, cujo tratamento, muitas vezes mutilante, causa efeitos físicos e mentais devastadores nos pacientes. Além disso, há um certo atraso diagnóstico por parte dos doentes, devido ao medo do homem de se expor. Paciente do sexo masculino, com 60 anos de idade, apresentou lesão vegetante peniana, com crescimento progressivo e sem prurido associado. Conclusões: O paciente apresentou as manifestações clínicas mais frequentes do carcinoma peniano, sendo realizada investigação anatomopatológica para confirmar o diagnóstico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Cristina Zanatta Albarello, Eduardo Toaza, Augusto Poloniato Gelain, Gabriela Cella, Thiago de Bittencourt Buss, Thais Caroline Fin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.