O IMPACTO DA PANDEMIA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DE 2021 DA REDE MUNICIPAL DE CANINDÉ
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v24i1.901Resumo
Após dois anos de escolas total ou parcialmente fechadas em função do isolamento social imposto pelos decretos estaduais, como forma de conter o avanço da pandemia da Covid-19, a grande questão levantada agora pelos professores e pesquisadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática é: Qual foi o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos na referida disciplina? Diante da real necessidade de discussões e reflexões acerca do período pós ensino remoto, a presente pesquisa teve como objeto o impacto da pandemia na aprendizagem da matemática nas turmas de 9º ano de 2021 da rede municipal de Canindé (Ceará ), bem como uma investigação acerca do contexto vivenciado pelos alunos nas aulas on-lines. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de uma Avaliação Diagnóstica aplicada aos 125 alunos oriundos da rede municipal de Canindé e matriculados no 1º ano de 2022 na Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves, situada na mesma cidade. O presente trabalho utilizou também como instrumento de pesquisa, a aplicação de um questionário no formato impresso, constituído por cinco questões objetivas e que buscava investigar o contexto vivenciado pelos alunos nas aulas de matemática durante o ensino remoto. Os resultados do estudo apontaram as dificuldades vivenciadas pelos alunos durante o ensino remoto e sobretudo, um déficit de aprendizagem em conteúdos relevantes de matemática do ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Clairton Lourenço Santos, Edcarlos Gonçalves Gomes, Francisco de Assis Bento da Silva, Jacinto da Silva Gomes Matos
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.