ADOECIMENTO MENTAL ENTRE PROFESSORES NO BRASIL

UMA REVISÃO NARRATIVA CRÍTICA SOBRE CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES

Autores

  • Reginaldo Neves Martins

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2189

Resumo

Este trabalho aborda o sofrimento psíquico entre professores, destacando-o como um fenômeno resultante de múltiplos fatores estruturais e institucionais. A sobrecarga de trabalho, a precarização das condições laborais, a violência simbólica e física no ambiente escolar e o assédio moral por parte de gestores são apontados como elementos centrais que comprometem a saúde mental docente. Além disso, a conciliação entre as demandas profissionais e familiares intensifica o adoecimento, refletindo-se em quadros de estresse crônico, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout. O estudo evidencia a necessidade de políticas públicas contínuas que priorizem a valorização do trabalho docente, o acolhimento psicológico, a formação voltada à gestão emocional e a melhoria das condições de trabalho. Conclui-se que o enfrentamento do sofrimento psíquico requer uma transformação sistêmica, que transcenda soluções paliativas e promova um ambiente escolar mais saudável e humanizado.

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Biografia do Autor

Reginaldo Neves Martins

Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Graduado em Filosofia e Graduado em Educação Física.

Publicado

2025-06-03

Como Citar

Martins, R. N. . (2025). ADOECIMENTO MENTAL ENTRE PROFESSORES NO BRASIL: UMA REVISÃO NARRATIVA CRÍTICA SOBRE CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. Revista Missioneira, 27(2), 3-10. https://doi.org/10.31512/missioneira.v27i2.2189

Edição

Seção

Artigos Científicos