A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1486Resumo
Considerando que é no brincar, que surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte do educando, afirma-se que brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. Realizou-se um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para elencar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo perceber a relevância da ludicidade no processo de desenvolvimento integral da criança, sobretudo na Educação Infantil, ressaltando como o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social, permitindo novas maneiras de ensinar, e obter uma educação de qualidade. A escolha da temática se justifica pelo interesse em abordar a importância das práticas lúdicas a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno na Educação Infantil. Para viabilizar o levantamento de informações e a elaboração do artigo, a pesquisa se sustenta em uma abordagem qualitativa, utilizando-se estudos de casos e artigos relacionados ao tema. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber que o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores que podem tornar o ensino mais atrativo e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Flávia Santiago Battistin Raignieri, Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva, Liciane Prates de Lima Castro
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.