A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1486Resumo
Considerando que é no brincar, que surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte do educando, afirma-se que brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. Realizou-se um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para elencar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo perceber a relevância da ludicidade no processo de desenvolvimento integral da criança, sobretudo na Educação Infantil, ressaltando como o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social, permitindo novas maneiras de ensinar, e obter uma educação de qualidade. A escolha da temática se justifica pelo interesse em abordar a importância das práticas lúdicas a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno na Educação Infantil. Para viabilizar o levantamento de informações e a elaboração do artigo, a pesquisa se sustenta em uma abordagem qualitativa, utilizando-se estudos de casos e artigos relacionados ao tema. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber que o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores que podem tornar o ensino mais atrativo e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança.
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