A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Flávia Santiago Battistin Raignieri Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil
  • Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil
  • Liciane Prates de Lima Castro Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1486

Resumo

Considerando que é no brincar, que surge a interação entre a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais por parte do educando, afirma-se que brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma afetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. Realizou-se um levantamento frente às possibilidades que a brincadeira desencadeia na construção e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribuindo para elencar as contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo perceber a relevância da ludicidade no processo de desenvolvimento integral da criança, sobretudo na Educação Infantil, ressaltando como o trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social, permitindo novas maneiras de ensinar, e obter uma educação de qualidade. A escolha da temática se justifica pelo interesse em abordar a importância das práticas lúdicas a fim de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno na Educação Infantil. Para viabilizar o levantamento de informações e a elaboração do artigo, a pesquisa se sustenta em uma abordagem qualitativa, utilizando-se estudos de casos e artigos relacionados ao tema. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber que o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associado a fatores que podem tornar o ensino mais atrativo e contribuir com uma educação de maior qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais à criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Santiago Battistin Raignieri, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil

Licenciada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), 2015. Especialista em Motricidade Orofacial com Ênfase em Disfagia, pela Faculdade Novo Horizonte. Atuação profissional na clínica médica Endoclínica, em Barra do Bugres/MT. E-mail: flaviajra@hotmail.com

Juliana Batistin Fernandes Borges da Silva, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil

Licenciada em Pedagogia Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), 2013. Especialista em Educação Especial e Inclusão Social pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá, 2018. Professora-pedagoga na Escola Municipal SOS Crianças, em Barra do Bugres/MT. E-mail: juliana_batistin@hotmail.com

Liciane Prates de Lima Castro, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil

Licenciada em Letras – Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2017. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), 2023. Especialista em Educação Especial e Inclusão Social pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá, 2018. Secretária Escolar na Escola Estadual Alfredo José da Silva, em Barra do Bugres/MT. E-mail: licianelimacastro@hotmail.com

Publicado

2023-11-09

Como Citar

Raignieri, F. S. B. ., Silva, J. B. F. B. da ., & Castro, L. P. de L. . (2023). A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Missioneira, 25(2), 3-9. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i2.1486

Edição

Seção

Artigos Científicos