O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO DA FEIRA AO MERCADO

Autores

  • Adriana Franklin de Souza da Silva Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Jussara Corrêa Pereira Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.
  • Najela Aparecida de Oliveira Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1461

Resumo

A ludicidade ao longo da trajetória escolar possibilita que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais interessante ao aluno e dá oportunidade de que este se sinta responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Além disso, por estarem presentes em diversas esferas do ensino, as práticas lúdicas demonstram ampla relevância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e promovem simulações de situações-problemas que requerem a sistematização do conhecimento a fim de se chegar a uma solução. Desse modo, esta produção textual tem por objetivo compreender as contribuições da ludicidade no desenvolvimento do pensamento matemático na Educação Infantil. O artigo é baseado em um projeto desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil “Júlio Domingos de Campos”, com as turmas dos Pré-I e Pré-II no município de Barra do Bugres/MT, tendo natureza qualitativa e utilizando como embasamento teórico autores que versam sobre a temática de aprendizagem por meio do lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Franklin de Souza da Silva, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2006 e pós-graduada em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Silvana de Souza Daniel, em Barra do Bugres/MT.

Jussara Corrêa Pereira, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Varzeagrandense de Educação (IVE), 2000. Pós-graduada em Educação pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá, 2006. Coordenadora Pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Júlio Domingos de Campos, em Barra do Bugres/MT.

Najela Aparecida de Oliveira, Prefeitura de Barra do Bugres, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2014). Professora-pedagoga da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Bugres/MT (SMEC).

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Silva, A. F. de S. da, Pereira, J. C., & Oliveira, N. A. de. (2023). O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO DA FEIRA AO MERCADO. Revista Missioneira, 25(1), 65-74. https://doi.org/10.31512/missioneira.v25i1.1461

Edição

Seção

Artigos Científicos