APLICAÇÃO DA MATRIZ IMPORTÂNCIA VERSUS DESEMPENHO: UM ESTUDO EM UM RESTAURANTE DE SANTA MARIA/RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v10i1.364Resumo
A literatura mostra que o tema qualidade em serviços nas grandes organizações, foram as que mais se destacaram com a implantação da qualidade e agiram agressivamente para fazer da “qualidade em serviços”, a sua vantagem competitiva. Porém, quando se trata de pequenas organizações, como o estudo de caso do restaurante de Santa Maria RS, estes estudos ainda são escassos. O presente artigo analisa a percepção e identifica o grau de importância atribuído pelos clientes para cada critério competitivo e o desempenho da empresa em relação aos seus concorrentes. A pesquisa de natureza quantitativa foi adaptada do estudo de Jesus (2005) e Slack, Chambers e Johnston (2002). A amostra foi escolhida de forma não probabilística e intencional. Os resultados das dimensões que obteve nota mais alta para importância-desempenho, foi o atributo “qualidade da comida” dentro da dimensão confiabilidade foi o melhor avaliado, mostrando que os clientes confiam na qualidade do que é servido e retornam ao restaurante por esse motivo, o colocando em um patamar “verde” sendo assim, considerado “melhor que os concorrentes”. Quanto a limitação do estudo, a amostra utilizada na pesquisa foi não probabilística considerando os critérios de qualidade e acessibilidade. Por esta razão, os resultados da pesquisa não devem ser generalizados para outros estabelecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2021 Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Vanessa Helen Ortiz, Tais Pentiado Godoy, Luana Inês Damke, Leoni Pentiado Godoy
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.