FATORES DE GERAÇÃO DE INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES: ANÁLISE NO CONTEXTO DE UM MUNÍCIPIO DE PEQUENO PORTE DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.282Resumo
O objetivo do artigo é verificar, nas micro e pequenas empresas familiares (MPEFs), os fatores promotores de inovação considerando as questões de contexto econômico, de segmento e de cultura do lugar como influenciadores da gestão. Trata-se de uma pesquisa social aplicada, do tipo levantamento, cujo espaço da pesquisa foi determinada pela perspectiva do território. Os dados foram submetidos à análise estatística. Os resultados demonstraram que MPEFs geram inovação incremental com base em processos informais, por meio da visão empreendedora dos seus gestores, e confirmaram os fatores de natureza econômica como os principais obstáculos para gerar inovação. Ainda, os dados indicam que a necessidade é o principal fator de geração de inovação pelas MPEFs. Conclui-se que o tipo de inovação gerada pelas MPEFs é incremental e demonstram dificuldade na geração de inovação disruptiva em razão da ordem econômica percebida. O estudo apresenta uma contribuição prática no desenho de políticas públicas no campo da inovação com foco nas micro e pequenas empresas. Ainda, para pesquisas futuras, sugere-se aprofundar os estudos utilizando os fundamentos teóricos da capacidade absortiva para refletir sobre o papel do empreendedor na geração da inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2020 Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.