ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.281Resumo
Consideradas como diferencial competitivo apesar da massiva revolução tecnológica focada em máquinas e aplicativos, as pessoas continuam ocupando lugar especial no sucesso e no fracasso das organizações. E as estratégias de gestão adotadas pelas empresas contribuem nesses processos. As cooperativas não estão alheias a essa realidade, sendo conveniente incluí-las na discussão devido sua importância na geração e distribuição de riquezas. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos colaboradores das cooperativas de crédito em relação às estratégias de gestão de pessoas adotadas de acordo com o seu perfil. Para o alcance deste, realizou-se uma investigação junto aos colaboradores de cooperativas de crédito dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina pertencentes a três representativos sistemas brasileiros de crédito cooperativo – Sicredi, Sicoob e Unicred. Um total de 388 pessoas responderam a 6 questões de perfil e 33 questões relativas às estratégias genéricas de gestão de pessoas, com base no modelo validado por Medeiros (2003). Os resultados indicam que os colaboradores percebem suas organizações como descentralizadas, sendo os homens, os possuidores de ensino médio e os colaboradores do Unicred como os perfis a apresentar diferença nesta percepção.
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