ANÁLISE DAS AÇÕES DA EMPRESA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) PROPOSTAS POR CARROLL

Autores

  • Giovane dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil
  • Fabíola Besen Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.228

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Evidenciação. Ética.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pela estatal brasileira Petróleo Brasileiro S.A. através das percepções de Responsabilidade Social Empresarial proposta por Archie B. Carroll (1979-1991).A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi baseada na análise documental dos relatórios administrativos e de sustentabilidade, considerando os anos de 2016 a 2018, utilizando-se de pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, com método dedutivo e abordagem qualitativa e quantitativa, sendo um estudo de caso de finalidade pura. Através da análise dos relatórios, os resultados apontaram que nos anos analisados ao menos três iniciativas cumpriram com todas as perspectivas proposta pela Teoria de Carroll (1979-1991), destacando que em todos os anos o aspecto ético foi o que obteve maior evidenciação entre as ações desenvolvidas, seguido pela perspectiva econômica, legal e filantrópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil

Graduado em Ciências Contábeis - Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu.

Fabíola Besen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável. Professora Assistente do curso de Ciências Contábeis da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu

Publicado

2020-11-28

Como Citar

dos Santos, G., & Besen, F. (2020). ANÁLISE DAS AÇÕES DA EMPRESA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) PROPOSTAS POR CARROLL . Revista GESTO: Revista De Gestão Estratégica De Organizações, 9(1), 35-55. https://doi.org/10.31512/gesto.v9i1.228