PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/gesto.v12i2.1847Palavras-chave:
Ambiente de trabalho; Satisfação no trabalho; Desempenho individual e organizacionalResumo
Tendo em vista que as pessoas passam a maior parte do dia nos seus postos de trabalho é fundamental a iniciativa das organizações em propiciar um ambiente agradável, colaborativo, seguro, respeitoso e motivador aos seus colaboradores, afim de garantir bons níveis de desempenho individual e organizacional. O clima organizacional, neste contexto, tem ganhado importância nas pesquisas teórico- empíricas por ser reconhecido como fator de influência no comportamento e desempenho dos colaboradores. Dessa forma, o estudo tem por objetivo identificar a percepção dos colaboradores de uma empresa prestadora de serviços do ramo de distribuição de energia elétrica a respeito do clima organizacional, em especial, sobre aspectos cruciais como comunicação interna, satisfação com o trabalho, relacionamento com líderes e reconhecimento profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de estudo de caso específico. Os resultados indicaram que, de forma geral, o clima organizacional é percebido como positivo, com destaque para a satisfação com a flexibilidade de horários e a comunicação interna. No entanto, também foram identificadas áreas críticas, como a falta de clareza nos planos de carreira e a necessidade de melhorias em treinamentos e reconhecimento do colaborador. Em pesquisa futuras, sugere-se ampliar a amostra e incluir uma análise mais aprofundada por setor, além de explorar o impacto de intervenções específicas para melhorar os pontos críticos identificados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Emanuelle Ferreira Brum, Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, Antônio Vanderlei dos Santos, Bruna Talita Ehrlich
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.