EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO TÓPICO CHUVA ÁCIDA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICAL DOCENTE CONSOANTE O CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.557Palavras-chave:
experimentação investigativa, aprendizagem significativa, chuva ácidaResumo
As atividades de experimentação no ensino de Química devem existir no processo de ensino e aprendizagem em prol de corroborar na formação inicial dos professores. A presente investigação tem por objetivo analisar a experimentação investigativa no ensino na formação inicial dos professores de Química referente ao tópico Chuva Ácida sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa. O fenômeno Chuva Ácida foi escolhido como ponto de partida para abordagem dos conceitos relativos às funções inorgânicas ácidos e óxidos. A pesquisa foi realizada com graduandos do curso de Licenciatura em Química. O campo metodológico foi uma abordagem qualitativa pautada em um estudo de caso. Houve o seguinte delineamento: elaboração do problema e da atividade experimental; apresentação dessa aos estudantes para o levantamento de hipóteses; realização da experimentação; análise das respostas das atividades propostas. A partir dos resultados obtidos, a experimentação investigativa mostrou ser uma estratégia promissora, abordando a compreensão do fenômeno Chuva Ácida em consonância com os conceitos iniciais de ácidos e óxidos, visto que facilita a compreensão do novo saber e corrobora na formação inicial enquanto futuro professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Felipe Alves Silveira, Ana Karine Portela Vasconcelos, Caroline de Goes Sampaio
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.