RPG ELETRÔNICO “HELP” UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Autores

  • Chelry Fernanda de Jesus Instituto Federal de Goiás, Brasil
  • Alexandre Martins Ferreira Bueno Instituto Federal de Goiás, Brasil
  • Geanderson Ribeiro dos Anjos Instituto Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1776

Palavras-chave:

rpg eletrônico, química, eletroquímica

Resumo

Este trabalho apresenta um jogo de Role Playing Game (RPG) eletrônico com o objetivo de auxiliar o ensino do conceito de pilhas e suas aplicações para estudantes do ensino médio. O jogo foi utilizado como uma proposta pedagógica durante as aulas de eletroquímica em uma turma do segundo ano do curso técnico integrado em química do IFG. Para o desenvolvimento do jogo, utilizou-se a ferramenta RPG MAKER MV. A natureza dessa pesquisa é qualitativa. Para a coleta de dados, empregou-se um questionário e, a partir da análise dos resultados, realizou-se a categorização. Durante a aplicação, foram avaliados os aspectos estéticos, a jogabilidade e as contribuições no processo de aprendizagem.  Os resultados indicaram boa aceitação por parte dos estudantes, demonstrando que o jogo é uma ferramenta potencial para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de pilhas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chelry Fernanda de Jesus, Instituto Federal de Goiás, Brasil

Doutora em Química (UFG). Docente (IFG), Aparecida de Goiânia-GO, Brasil.

Alexandre Martins Ferreira Bueno, Instituto Federal de Goiás, Brasil

Mestre em Engenharia da Computação (UFG). Docente (IFG), Uruaçu- GO, Brasil.

Geanderson Ribeiro dos Anjos, Instituto Federal de Goiás, Brasil

Tecnólogo em Análise de Sistema (IFG), Analista de suporte Uruaçu GO, Brasil.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Jesus, C. F. de, Bueno, A. M. F. ., & Anjos, G. R. dos . (2025). RPG ELETRÔNICO “HELP” UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 313-324. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1776

Edição

Seção

Relato de Experiência