USO DO PERSONAGEM HOMEM-ARANHA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.988Palavras-chave:
ensino médio, ensino de ciências e biologia, história em quadrinhoResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso do personagem de HQ Homem-Aranha como ferramenta facilitadora da aprendizagem nas aulas de Biologia no contexto do ensino remoto. Todas as etapas da pesquisa foram realizadas de forma remota, pois sua aplicação ocorreu ainda em um período de alta nos casos de COVID-19 no Brasil e no mundo. Inicialmente, a proposta e os objetivos da pesquisa foram apresentados aos docentes da disciplina de Biologia em três Instituições de Ensino, que com sua aprovação e autorização, os objetivos foram posteriormente apresentados aos estudantes. O convite para participar da pesquisa foi realizado por meio de um link contendo um formulário elaborado no Google Forms, acompanhado de um TCLE que, se aceito, direcionava o aluno a um pré-questionário (Q1). No dia seguinte, após a aplicação do Q1 em cada uma das turmas, realizou-se uma intervenção didática, e no dia seguinte, aplicou-se um pós-questionário (Q2). Com base nos dados analisados, ressaltamos que a utilização de personagens de filmes e HQ são recursos didáticos que possuem grande potencial para discussão de conteúdos escolares, e que estes poderiam ser mais explorados pelos docentes, principalmente pela capacidade em manter a atenção e entusiasmo do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Felix Gomes da Costa, Cícero Jorge Verçosa, Ícaro Fillipe de Araújo Castro
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.