O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.987

Palavras-chave:

Ferramenta Pedagógica, Ciências da Natureza, Super-herói

Resumo

A literatura aponta que traços tradicionalistas e o elevado volume de informações complexas no contexto da educação básica dificultam o processo de aprendizagem. Nesse sentido, os professores devem adaptar as suas estratégias didáticas em busca de aulas mais atrativas e participativas. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma aula utilizando o personagem de história em quadrinho Super Choque como ferramenta de ensino para conteúdos de biologia e física no contexto do Ensino Médio. A pesquisa contou com a participação de discentes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola estadual, situada no município de Uruçuí-PI. Após anuência dos participantes e concordância a um termo de consentimento, foi aplicado um questionário semiestruturado (Q1), que buscou identificar percepções relacionadas ao uso de personagens de história em quadrinhos (HQs), bem como percepções e conhecimentos dos estudantes para os conteúdos de biologia e física. Posteriormente, aplicou-se uma aula que utilizou os poderes do Herói Super Choque para discutir conteúdos das duas disciplinas. Após a aula, foi realizada a aplicação de um segundo questionário (Q2). Participaram dessa pesquisa 21 discentes, sendo 16 discentes (76,2%) do gênero feminino e cinco discentes (23,8%) do gênero masculino. A partir da observação da variação no percentual de acertos entre o Q1 e o Q2, e das percepções dos estudantes em relação ao uso do personagem Super Choque para discussão de conteúdos de biologia e física, foi observado que o uso de personagens de HQs se mostram como excelentes ferramentas de ensino a serem associadas à prática docente, uma vez que permitem manter a atenção do aluno ao assunto proposto, bem como permite trabalhar diversos componentes curriculares de forma simultânea e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glênyo Ramos Pires, IFPI

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI/ Campus Uruçuí.  Professor do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) da Escola Municipal Maria do Carmo Ferreira, São Domingos do Azeitão, Maranhão, Brasil.

Ícaro Fillipe de Araújo Castro, IFPI

Doutor em Biologia Celular e Molecular Aplicada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Docente em dedicação exclusivo, classe D-lll do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Uruçuí (IFPI), Uruçuí, Piauí, Brasil.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Ramos Pires, G., & Fillipe de Araújo Castro, . Ícaro . (2023). O USO DO PERSONAGEM DE HISTÓRIA EM QUADRINHO SUPER CHOQUE COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 96-112. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.987

Edição

Seção

Artigos Científicos