ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.963

Palavras-chave:

Covid-19, Desenvolvimento Profissional Docente, Modalidades de Ensino

Resumo

O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Silva Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rios Grande do Sul (UFRGS). Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha, CEP: 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul- Brasil.

Kellen Mariane Athaide Rocha, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal do Rios Grande do Sul (UFRGS). Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha, CEP: 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul – Brasil.

Fernanda Fetterman, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rios Grande do Sul (UFRGS). Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha, CEP: 90040-060 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul- Brasil.

Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, UENP

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Avenida Manoel Ribas, 215 - 1o Andar - Centro. CEP 86400-000 Jacarezinho - Paraná – Brasil.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Docente Titular da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). BR 472 - Km 585, CEP: 97501-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul- Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

da Silva Goulart, A., Athaide Rocha, K. M., Fetterman, F., Fernandes Salgueiro, A. C. ., & Folmer, V. . (2023). ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 339-357. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.963

Edição

Seção

Artigos Científicos