O BARQUINHO DE PAPEL QUE VIAJA SOZINHO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EVIDENCIANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.960Palavras-chave:
Ensino Investigativo, Desenho e Escrita, Alfabetização CientíficaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os registros dos estudantes de uma turma mista de 16 crianças do 4º e 5º ano, na etapa “Escrevendo e desenhando” em uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a realização de uma atividade experimental e a reflexão sobre como os registros podem corroborar com o desenvolvimento do conhecimento científico. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como foco o ensino investigativo e o protagonismo compartilhado entre estudantes e professores, utilizando-se de observações, desenhos e registros escritos como material de coleta de dados. O referencial teórico utilizado é baseado em Carvalho (1998; 1999; 2013; 2014). A análise das diferentes linguagens apresentadas pelos estudantes, dos registros e dados analisados, permitiram afirmar que a experimentação investigativa pode promover a Alfabetização Científica. O estudo evidencia que os conhecimentos construídos sobre os conceitos científicos revelam-se através dos desenhos e registros, proporcionando uma aprendizagem com mais sentido aos estudantes, oportunizando a articulação do cotidiano a tais conceitos e desenvolvendo uma postura mais reflexiva e ativa dos mesmos nesse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Tamara Juliana Pereira Andrade, Karine Lima de Oliveira de Barros, Fabiana Pauletti, João Manoel da Silva Malheiro, José Roberto Herrera Cantorani
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.