LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA

UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.906

Palavras-chave:

Recurso Educacional Digital, Geometria, Professor-Autor, Autoria

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): livro Interativo de Recursos para Geometria. Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de softwares e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Iriane Sousa Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Professora efetiva de Matemática, da rede estadual de Ensino do Ceará (SEDUC)

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará (FACED). Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE).

Milena Vasconcelos Gomes

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará  (IFCE).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Teixeira, P. I. S., Castro, J. B. de ., & Gomes, M. V. . (2023). LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 92-111. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.906

Edição

Seção

Artigos Científicos