UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA.

Autores

  • Adilson Vahldick Udesc Alto Vale
  • Adroan Covari Heinen

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.895

Palavras-chave:

realidade aumentada, jogos sérios, isomeria

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta um jogo com recursos de RA para apoiar o aprendizado de isomeria. O aplicativo está estruturado em um jogo de seis perguntas e respostas e mais três questões que solicitam ao aluno construir uma molécula. O jogo foi experimentado com 35 voluntários entre 17 e 60 anos. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID ainda não foi possível testar com alunos do ensino médio. Com a avaliação foi possível concluir a possibilidade de usar o jogo em sala de aula.  A maior contribuição do trabalho é a ideia validada do jogo com possíveis aplicações em sala de aula, fomentando o uso desse tipo de aplicativo nas aulas de química.

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

Vahldick, A., & Heinen, A. C. (2022). UM JOGO COM REALIDADE AUMENTADA PARA A APRENDIZAGEM DA ISOMERIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 164-175. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.895

Edição

Seção

Produto Educacional