O TRÂNSITO COMO ELEMENTO DE ANCORAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.874

Palavras-chave:

Trânsito, Ensino de Ciências, Transversalidade

Resumo

O presente trabalho é um produto educacional sob a forma de um Guia Digital Interativo, no qual apresenta conceitos de Biologia, Física e Química ancorados na temática do trânsito. O Guia está dividido em três eixos: ‘educação ambiental’, ‘prevenção e segurança’ e ‘primeiros socorros’. Ademais, possui vídeos instrucionais que complementam com novas informações e sugestões de atividades, bem como um Quiz que abarca os conteúdos conceituais e procedimentais. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e a Técnica do Índice de Representatividade foram as metodologias utilizadas para a validação do produto entre os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Como resultados, identificamos que há uma significativa preferência dos professores pela dimensão do “saber sobre” em contraposição ao “saber fazer”, indo de encontro à Base Nacional Comum Curricular e outros documentos normativos, os quais orientam que os conteúdos de ensino devem ser trabalhados para além do domínio conceitual.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Luz Gonzaga, UNIGRANRIO

Doutor em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde da Universidade do Grande Rio ( UNIGRANRIO- PPGECS).

Anderson Lima Cardoso de Oliveira, UNIGRANRIO

Mestrando em Ensino de Ciências e Saúde pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) Professor de Biologia da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). 

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Gonzaga, L. L., & Cardoso de Oliveira, A. L. (2024). O TRÂNSITO COMO ELEMENTO DE ANCORAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 101-109. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.874

Edição

Seção

Produto Educacional