O TRÂNSITO COMO ELEMENTO DE ANCORAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.874Palavras-chave:
Trânsito, Ensino de Ciências, TransversalidadeResumo
O presente trabalho é um produto educacional sob a forma de um Guia Digital Interativo, no qual apresenta conceitos de Biologia, Física e Química ancorados na temática do trânsito. O Guia está dividido em três eixos: ‘educação ambiental’, ‘prevenção e segurança’ e ‘primeiros socorros’. Ademais, possui vídeos instrucionais que complementam com novas informações e sugestões de atividades, bem como um Quiz que abarca os conteúdos conceituais e procedimentais. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e a Técnica do Índice de Representatividade foram as metodologias utilizadas para a validação do produto entre os professores da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Como resultados, identificamos que há uma significativa preferência dos professores pela dimensão do “saber sobre” em contraposição ao “saber fazer”, indo de encontro à Base Nacional Comum Curricular e outros documentos normativos, os quais orientam que os conteúdos de ensino devem ser trabalhados para além do domínio conceitual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Luciano Luz Gonzaga, Anderson Lima Cardoso de Oliveira
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.