PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.859Palavras-chave:
educação superior, didática, aprendizagemResumo
O papel dos docentes de Engenharia frente às transformações sociais e sua atuação na construção de um ensino disruptivo de padrão é essencial à formação de profissionais que atendam as competências demandadas. O objetivo dessa pesquisa é indicar as preferências dos professores de Engenharia no que concerne à novas estratégia de ensino. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário via formulário online. Devido ao período de aplicação do questionário durante a pandemia de Covid-19, além de questões focadas no ensino, avaliou-se também as estratégias de ensino remoto. Como resultados, foram identificadas questões acerca da formação dos docentes e como estas influenciam nas práticas enquanto docentes, avaliando-se como estas se encaixam enquanto metodologia ativa e suas possibilidades de utilização em um contexto do ensino remoto. Com a pesquisa, foi possível perceber que a formação de bacharelado dos entrevistados influencia diretamente nas metodologias utilizadas e que é preciso investir na formação pedagógica dos engenheiros docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Vanessa Nascimento Silva

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.