PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.859

Palavras-chave:

educação superior, didática, aprendizagem

Resumo

O papel dos docentes de Engenharia frente às transformações sociais e sua atuação na construção de um ensino disruptivo de padrão é essencial à formação de profissionais que atendam as competências demandadas. O objetivo dessa pesquisa é indicar as preferências dos professores de Engenharia no que concerne à novas estratégia de ensino. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário via formulário online. Devido ao período de aplicação do questionário durante a pandemia de Covid-19, além de questões focadas no ensino, avaliou-se também as estratégias de ensino remoto. Como resultados, foram identificadas questões acerca da formação dos docentes e como estas influenciam nas práticas enquanto docentes, avaliando-se como estas se encaixam enquanto metodologia ativa e suas possibilidades de utilização em um contexto do ensino remoto. Com a pesquisa, foi possível perceber que a formação de bacharelado dos entrevistados influencia diretamente nas metodologias utilizadas e que é preciso investir na formação pedagógica dos engenheiros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, UESB

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás e Brasil.

Vanessa Nascimento Silva, UNIFG

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Centro Universitário UNIFG, Guanambi, Bahia e Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Marques de Castro Leal, T. L. ., & Nascimento Silva, V. . (2023). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 284-300. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.859

Edição

Seção

Artigos Científicos