A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: MAPEAMENTO DE ESTUDOS QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.840Palavras-chave:
Formação de professores, pesquisa bibliográfica, pesquisa baseada em design.Resumo
O estudo constitui um mapeamento realizado com o objetivo de investigar e caracterizar trabalhos brasileiros que utilizam a Pesquisa Baseada em Design (PBD) no âmbito da formação de professores. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, no Scielo e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por meio dos descritores “formação de professores”, “pesquisa baseada em design” e “design based research”. Dez trabalhos atenderam aos critérios de busca e compuseram o corpus de análise. Seis estavam relacionadas à formação continuada e quatro à formação inicial de professores. Quatro envolviam a área de matemática, quatro a Biologia, um trabalho envolvia conhecimentos da química e um estava relacionado à formação no contexto geral. Percebemos que esta temática de investigação ainda é incipiente ao abordar a PBD relacionada ao campo da formação de professores. Porém, acreditamos que esta abordagem apresenta benefícios para o desenvolvimento de ações formativas, aprimorando os processos formativos e o desenvolvimento de novos saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Patrícia Zanon Peripolli, Eliane Quincozes Porto, Aline Grohe Schirmer Pigatto, Eleni Bisognin
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.