A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: MAPEAMENTO DE ESTUDOS QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.840

Palavras-chave:

Formação de professores, pesquisa bibliográfica, pesquisa baseada em design.

Resumo

O estudo constitui um mapeamento realizado com o objetivo de investigar e caracterizar trabalhos brasileiros que utilizam a Pesquisa Baseada em Design (PBD) no âmbito da formação de professores. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, no Scielo e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por meio dos descritores “formação de professores”, “pesquisa baseada em design” e “design based research”. Dez trabalhos atenderam aos critérios de busca e compuseram o corpus de análise. Seis estavam relacionadas à formação continuada e quatro à formação inicial de professores. Quatro envolviam a área de matemática, quatro a Biologia, um trabalho envolvia conhecimentos da química e um estava relacionado à formação no contexto geral. Percebemos que esta temática de investigação ainda é incipiente ao abordar a PBD relacionada ao campo da formação de professores. Porém, acreditamos que esta abordagem apresenta benefícios para o desenvolvimento de ações formativas, aprimorando os processos formativos e o desenvolvimento de novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, Universidade Franciscana/UFN

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Mestre em Educação Profissional e Tecnológico na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluído em 2018. Possui Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Federal Farroupilha (2016). Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (2014). Durante três anos e meio da graduação foi bolsista junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como integrante do programa PIBID de Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. Foi professora na rede Estadual de Ensino, de 2018 a 2019, ministrando a disciplina de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos.

Eliane Quincozes Porto, Universidade Franciscana/UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (2020-atual), PPGECIMAT, desenvolvendo pesquisa sobre Aprendizagem Docente. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), PPGEPT, com pesquisa na Formação de Professores para a EPT, investigação acerca do Imaginário Social e Narrativas Docentes. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade do alto Uruguai e das Missões (2001), com a pesquisa intitulada O lugar do desejo no processo de aprendizagem. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993). Atuou como docente das redes particular, estadual e municipal do município de Santiago - RS. Atualmente atua como Docente de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos. Pesquisadora do campo do Ensino, Educação, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Profissional e Tecnológica. Tem interesse em pesquisas relacionadas à Aprendizagem Docente, Ensino de Ciências e Matemática, Inclusão Escolar e Transtornos da Aprendizagem Matemática.

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Franciscana/UFN

Possui graduação em Ciências Biológicas/licenciatura (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Zootecnia (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutorado em Ciências: Botânica (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como docente na Universidade Franciscana (UFN). É responsável pelas disciplinas de Farmacobotânica no Curso de Farmácia e de Metodologia Científica nos cursos de Biomedicina e Terapia Ocupacional. Atua, também, no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) no qual é responsável pelas disciplinas de Biologia I: ensino e aprendizagem (mestrado acadêmico e doutorado); Biologia II: ensino e aprendizagem (mestrado e doutorado); Fundamentos de Biologia (Mestrado profissional) e Metodologia da pesquisa (mestrado acadêmico e doutorado). Orienta estudantes do mestrado acadêmico, do mestrado profissional e do doutorado na linha de pesquisa: Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática. Tem interesse em pesquisas na área do ensino de Biologia, de modo especial, na área de Ensino de Botânica.

Eleni Bisognin , Universidade Franciscana/UFN

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . É professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Zanon Peripolli, P., Quincozes Porto, E., Grohe Schirmer Pigatto, A. ., & Bisognin , E. (2022). A PESQUISA BASEADA EM DESIGN: MAPEAMENTO DE ESTUDOS QUE ABORDAM A FORMAÇÃO DOCENTE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 103-117. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.840

Edição

Seção

Artigos Científicos