CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.806Palavras-chave:
comunicação e educação, ética, abordagens da pesquisaResumo
Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Indaia Dias Lopes, Nairana Radtke Caneppele Bussler, Daniel Knebel Baggio
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.