CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS
  • Indaia Dias Lopes Universidade de Passo Fundo - UPF/RS
  • Nairana Radtke Caneppele Bussler Universidade Nove de Julho - Uninove/SP
  • Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí/RS

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.806

Palavras-chave:

comunicação e educação, ética, abordagens da pesquisa

Resumo

Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

da Fonseca Capssa Lima Sausen, J. ., Dias Lopes, I. ., Radtke Caneppele Bussler, N. ., & Knebel Baggio, D. . (2022). CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 101-110. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.806

Edição

Seção

Artigos Científicos