O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À SÍNTESE E ANÁLISES QUÍMICAS DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.799Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa., Ensino de Química, Ensino Remoto EmergencialResumo
O Ensino de Química hoje no Brasil é abordado de maneira sistematizada e com grande ênfase na memorização dos conteúdos. Este cenário foi significativamente agravado devido a pandemia de Covid-19. Desse modo, é necessário a utilização de meios que instiguem o interesse de aprender dos estudantes, que estimulem sua criatividade e que possibilitem uma aprendizagem significativa. Dentro desse contexto, o presente trabalho científico pretendeu verificar o uso dos Mapas Conceituais como ferramenta avaliativa, a fim de verificar o conhecimento dos estudantes acerca do conteúdo trabalhado durante das aulas de “Tecnologias Regionais II”, do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro. Os Mapas Conceituais foram preferencialmente confeccionados utilizando ao programa Cmaptools e avaliados em duas ocasiões: antes da exposição dos conteúdos propostos e após a ministração das aulas. Além disso, os alunos foram orientados a responder um Questionário de Opinião para coletar a da opinião dos discentes sobre a aplicação dessa pesquisa. As respostas do referido Questionário foram examinados qualitativamente levando em consideração a Análise de Conteúdo (AC). Após a coleta e análise de dados foi possível coletar indícios de uma aprendizagem mais significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Jane Raimundo Batista, Wagner da Silva Terra

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.