DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DURANTE À PANDEMIA DA COVID-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.749

Palavras-chave:

aulas remotas, covid-19, metodologias de ensino

Resumo

O professor durante as aulas remotas necessitou adquirir novas habilidades para a adaptação de sua prática pedagógica à nova realidade, principalmente durante o período pandêmico. O estudo teve como objetivo investigar as percepções dos professores do ensino básico sobre o ensino remoto e os desafios vivenciados durante as aulas on-line. A pesquisa foi desenvolvida com professores de quatro escolas públicas municipais de Manoel Emídio, Piauí. Os dados foram coletados através de um formulário eletrônico e submetidos à análise estatística descritiva. Cerca de 71,4% dos docentes possuíam pós-graduação (lato sensu) e tinham mais de 10 anos de experiência no magistério. A dificuldade em se adaptar ao sistema remoto de ensino, causou sobrecarga de trabalho para esses profissionais. Portanto, o ensino remoto foi visualizado por muitos docentes como um grande desafio para adaptação das metodologias de ensino que favorecem a eficiência do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica da Costa Saraiva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano. Mestranda em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa- UFV. Tem experiência no ensino de Biologia na Educação Básica, e tem atualmente delineado seus estudos na área de citogenética vegetal.

 

Rayara da Silva Rocha, ISESPI

Graduando em Pedagogia 

 

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Saraiva, V. da C. ., Rocha, R. da S., & Araújo, M. dos S. (2022). DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DURANTE À PANDEMIA DA COVID-19. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 37-46. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.749

Edição

Seção

Artigos Científicos