ANÁLISE DO CONTEÚDO DE ARTRÓPODES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.68

Palavras-chave:

Arthropoda, Ensino de Ciências, PNLD, Zoologia

Resumo

No ensino de Ciências, os livros didáticos representam um auxílio importante para as aulas, já que em muitos casos é o único material de apoio disponível para alunos e professores. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi fazer uma análise qualitativa do conteúdo do filo Arthropoda nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental. Sete de treze livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2017 foram avaliados. Os livros foram avaliados com base em quatro critérios. Os resultados mostraram semelhança entre os livros. Não foram encontrados erros conceituais em geral, porém todos os livros estavam desatualizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia, UFRJ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida. É aluna de mestrado no Setor de Hemiptera, no Departamento de Entomologia do Museu Nacional do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área da zoologia, com ênfase na morfologia e taxonomia de insetos, estudando a diversidade de Cicadellidae na Região Neotropical. Atualmente é professora titular de Biologia do Pré-vestibular Social de São Mateus (EDUCAFRO) e no Curso Aplicativo Preparatórios.

Maíra Moraes, Universidade Veiga de Almeida - UVA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e mestrado (2010) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014), com período de doutorado sanduiche na Cornell University (Departamento de Ecology and Evolutionary Biology). Atualmente é professora da Universidade Veiga de Almeida, atuando em disciplinas voltadas para as áreas de ecologia, zoologia e conservação ambiental.

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Pecly, N., & Moraes, M. . (2022). ANÁLISE DO CONTEÚDO DE ARTRÓPODES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(1), 151-166. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.68

Edição

Seção

Artigos Científicos