O PAPEL DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE PARA A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.668Palavras-chave:
Formação inicial, Estágio supervisionado, Prática DocenteResumo
: O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos estágios supervisionados na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UFPE para a prática docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 18 licenciandos que estavam no último período do curso. Foi aplicado um questionário no final da última disciplina de Estágio em Ensino de Biologia 4 (EEB4). Concluímos que, dos 18 participantes, 14 não se sentem preparados para assumirem uma sala de aula, e observamos que vários fatores contribuem para esse cenário, diretamente ligados ao processo formativo inicial desses licenciandos, tais como: a falta de integração das disciplinas pedagógicas com os estágios; a predominância do modelo tradicional de ensino na universidade; a organicidade das disciplinas Estágio, que não favorece uma maior imersão nos campos de estágios, e a falta de acompanhamento por parte dos professores. Desse modo, verificamos a importância de se repensar o currículo de formação no que se refere às disciplinas de estágio, sua estruturação e condução durante a formação inicial, que se apresenta como sendo de fundamental relevância para atuação dos licenciandos enquanto docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Gleize Cristina França de Barros, Marcos Alexandre de Melo Barros
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.