UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.663

Palavras-chave:

ensino de física, realidade aumentada, jogos sérios

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) está cada vez mais acessível ao grande público. O amadurecimento da tecnologia em combinação com o barateamento dos dispositivos móveis tornou popular a experiência com RA. Paulatinamente, essa tecnologia vem sendo usada para fins educativos. O presente trabalho apresenta uma versão para dispositivos móveis do jogo de tabuleiro “Conhecendo a Física”. É um jogo de perguntas e respostas em que os jogadores precisam percorrer as casas de um circuito fechado. As perguntas estão disponíveis nas cartas quando o jogador entra na casa apropriada para comprá-las. O objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade de um jogo com RA em motivar os alunos para o aprendizado de física. O jogo descrito nesse trabalho utiliza recursos de RA para apresentar animações em algumas dessas cartas. O jogo foi experimentado com 40 voluntários entre 15 e 44 anos das redes sociais de um dos investigadores. Devido às restrições sanitárias quanto ao COVID-19 ainda não foi possível testar com as turmas do ensino médio. Os voluntários responderam um instrumento de avaliação (MAREEA) para aferir a sua Usabilidade, Engajamento, Motivação e Aprendizagem Ativa. Com a avaliação foi possível verificar que o jogo tem potencial para ser usado como uma ferramenta para auxílio do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

Vahldick, A., & Vieira, V. T. (2022). UM JOGO SÉRIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 157-167. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.663

Edição

Seção

Produto Educacional