RECURSOS AUDIOVISUAIS DISPONÍVEIS PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE GALÁXIAS.

Autores

  • Higor Felipe Gonçalves de Arruda Instituto Federal de São Paulo
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.658

Palavras-chave:

ensino de astronomia, educação científica, vídeo, astrofísica

Resumo

Este artigo procura investigar os conhecimentos astrofísicos atuais sobre as galáxias e as ferramentas existentes para a sua inserção na divulgação e na educação científica. Ele tem como objetivo examinar as perspectivas didáticas do uso de recursos audiovisuais, em especial de vídeos, em atividades de divulgação científica sobre temas relacionados à área da astrofísica de galáxias e outros tópicos de astronomia relacionados. Durante a pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica em áreas como a astrofísica de galáxias e o ensino de astronomia e de física, em livros, artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, teses e dissertações. Esta revisão teve o intuito de fundamentar o trabalho realizado e situar o atual estado da arte, em termos científicos e educacionais, das discussões acerca do seu eixo temático. Foi feito um levantamento pormenorizado de vídeos disponíveis na internet e que podem ser usados, em ações de divulgação científica envolvendo temas de astrofísica, astronomia e cosmologia, particularmente aqueles relacionados ao estudo das galáxias. Foram examinados e obtidos também os links de trabalhos originais escritos por cientistas que se notabilizaram no estudo das galáxias, tais como Wright, Kant, Herschel, Shapley, Curtis, Hubble, Rubin, Ghez e Genzel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Gonçalves de Arruda, H. F. ., & Plaza Teixeira, R. R. . (2022). RECURSOS AUDIOVISUAIS DISPONÍVEIS PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE FÍSICA SOBRE GALÁXIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 47-64. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.658

Edição

Seção

Artigos Científicos