PREPARAÇÃO DE AULAS REMOTAS MEDIADAS POR TDIC
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.628Palavras-chave:
ensino-aprendizage, ciências naturais, recursos digitais, TDICResumo
A evolução tecnológica dos últimos quarenta anos provocou diferenças perceptíveis entre as gerações, impactando na comunicação em ambientes pedagógicos, intensificada com a pandemia pela COVID-19. As TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) foram adotadas em um regime de urgência sem o devido planejamento, resultando em transferência inadequada de procedimentos didático-pedagógicos do ensino presencial para o remoto. Professores sem o devido letramento digital foram constrangidos a utilizar ferramentas digitais nas aulas, refletindo na valorização exacerbada dos recursos digitais em detrimento dos conceitos nas áreas específicas. Embora sejam inevitáveis os afastamentos pedagógico e psicológico, é possível minimizá-los com a integração de professores, seja pela interdisciplinaridade, seja por planejamentos em conjunto, superando a inadequada capacitação tecnológica. Esse trabalho apresenta uma sequência de encontros com o objetivo de planejar aulas durante um curso de uso de ferramentas digitais para o ensino de ciências naturais, visando aplicar os recursos para o desenvolvimento dos conceitos em química, biologia e física. Os participantes do curso se agruparam espontaneamente em suas áreas e propuseram aulas com o uso de TDIC. Com as atividades em grupos, o planejamento das aulas foi favorecido, uma vez que cada participante contribuiu com sua perspectiva e com sua experiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2022 Frederico Ayres de Oliveira Neto
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.