ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ACÚSTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.601Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Acústica, Ensino de Física, Instrumento de EnsinoResumo
Este trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo elaborar um instrumento para o ensino de física, desenvolvido por licenciandos em Física de uma universidade pública na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências. O trabalho se justifica na medida que o ensino de Física baseado unicamente em aulas expositivas não garante que os estudantes desenvolvam os subsídios cognitivos necessários para a aprendizagem, reforçando a necessidade de que o ensino baseado unicamente na transmissão precisa ser superado. Portanto, neste trabalho foi construída uma História em Quadrinhos tendo como tema a acústica, o uso desse recurso visa desenvolver o interesse dos alunos e permitir o seu protagonismo em seu processo de aprendizagem. A HQ foi desenvolvida no software Inkscape, que é um editor de gráficos vetoriais de qualidade profissional para Linux, Windows e MacOS, sendo gratuito e de código aberto. Além de elaborado e impresso o recurso, socializamos o processo de construção em um minicurso destinado a professores e estudantes da área do ensino de ciências. Como objeto de análise consideramos tanto o processo de elaboração do instrumento, quanto o processo de socialização deste no minicurso, a partir da observação e notas tomadas nesse encaminhamento. Nossos resultados indicam que esse instrumento pode favorecer ao leitor e ao professor, um amplo leque de ações cognitivas, como análise, interpretação, imaginação, favorecendo a contextualização da física, ou seja, dos conceitos de acústica e situações vivenciadas no cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Néryla, Evellyn, Edson, Renan
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.