ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ACÚSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.601

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Acústica, Ensino de Física, Instrumento de Ensino

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo elaborar um instrumento para o ensino de física, desenvolvido por licenciandos em Física de uma universidade pública na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências. O trabalho se justifica na medida que o ensino de Física baseado unicamente em aulas expositivas não garante que os estudantes desenvolvam os subsídios cognitivos necessários para a aprendizagem, reforçando a necessidade de que o ensino baseado unicamente na transmissão precisa ser superado. Portanto, neste trabalho foi construída uma História em Quadrinhos tendo como tema a acústica, o uso desse recurso visa desenvolver o interesse dos alunos e permitir o seu protagonismo em seu processo de aprendizagem. A HQ foi desenvolvida no software Inkscape, que é um editor de gráficos vetoriais de qualidade profissional para Linux, Windows e MacOS, sendo gratuito e de código aberto. Além de elaborado e impresso o recurso, socializamos o processo de construção em um minicurso destinado a professores e estudantes da área do ensino de ciências. Como objeto de análise consideramos tanto o processo de elaboração do instrumento, quanto o processo de socialização deste no minicurso, a partir da observação e notas tomadas nesse encaminhamento. Nossos resultados indicam que esse instrumento pode favorecer ao leitor e ao professor, um amplo leque de ações cognitivas, como análise, interpretação, imaginação, favorecendo a contextualização da física, ou seja, dos conceitos de acústica e situações vivenciadas no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néryla, UEM

Licenciada em Física (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Doutora em Educação (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Extensão Escolas na UEM e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GPECMA). Atua principalmente nos temas: formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, relação com o saber, currículo e integração universidade-escola.

Evellyn, UEM

Mestranda em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, possui Especialização em Neuroaprendizagem pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar (2020) e Licenciada em Física (2017) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membra do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais - CIENCIAR da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui concluído o curso Formação de Docentes - Modalidade Normal (2013) pelo Colégio Estadual Duque de Caxias de Goioerê. Tem experiência como Auxiliar Administrativo - Aprendiz com ênfase em Serviços Bancários pelo Banco do Brasil de Goioerê - PR.

Edson, UEM

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre e Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática pelo programa stricto sensu de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM UEM). Atualmente é professor de Física, Matemática e Robótica na rede básica de ensino. Coordenador Pedagógico do Centro Educacional Freitas Cavalcanti - Colégio Conexão COC. Professor de Matemática, Métodos Quantitativos, Inovação Tecnológica e Projeto Unificado na Faculdade União de Campo Mourão. Tem experiência na área de Educação, Matemática e Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Robótica Educacional, Jogos Digitais Pedagógicos, Inovação Tecnológica e Representações Sociais. 

Renan, UEM

Professor de física e matemática. Possui graduação em Física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) na Universidade Estadual de Maringá (2020). Linhas de Investigação: História, Epistemologia e Ética da Ciência; Ensino de Ciências; Ensino de Física.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Alves Dias, N. V., dos Santos de Oliveira , E. C. ., Ribeiro de Britto de Almeida Junior , E. ., & Peres, R. A. . (2023). ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ACÚSTICA . Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 453-465. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.601

Edição

Seção

Relato de Experiência